quarta-feira, 23 de julho de 2008

Novos vs. Velhos

Acorda uma pessoa com a disposição possível para mais um dia de trabalho, sendo que o P. fica a dar voltas e mais voltas na cama, pudera, está de férias!!!... (O que tem de ser tem muita força!!!)
Apanho o 15, valido o passe e na maior das decontrações avisto um lugar vago e encaminho-me para o mesmo... Eis senão quando, avisto uma senhora, arrisco dizer na casa dos 60 e alguns, a correr, literalmente da outra ponta de entrada do eléctrico em direcção a mim!!!
Não ligo e sentei-me...
Poucos segundos depois, chega-se ao pé de mim e diz, em alto e bom som, não vá eu e os restantes passageiros do eléctrico ser-mos todos surdos: "Ó jovem, não me dás o lugar???"
Eu, um tanto ou quanto "estupidificada" com a cena, virei-me lentamente para a dita Sra. e só consegui dizer-lhe o seguinte: "Mas porque terei eu de lhe dar este lugar, quando a Sra. tem lugares vazios perto da porta por onde entrou?... e mais.. se realmente está com muita vontade de fazer levantar alguém, sugiro que se dirija aos lugares reservados"...
Depois disto balbuciou alguma coisa (que acredito que não deve de ter sido agradável para a minha pessoa)mas que sinceramente não consegui perceber... Não me interpretem mal, não sou contra o dar lugar a quem precisa, muito pelo contrário, posso ser até a primeira a levantar-me para o fazer, mas nestas condições não... é que para além de haver lugares vagos, pela ligeireza com que a Sra. correu para apanhar o lugar em que me sentei, não vi qualquer deficiência fisíca visivel que justificasse ter de me levantar para lhe ceder o lugar...
E outra, sabia lá a Sra. (e pelos vistos nem se interessava saber) se eu estava em "condições" para lhe ceder o lugar...
Só se olha para a idade aparente das pessoas... se és nova podes ir de pé, independentemente de poderes ou não, se tens mais idade, podes fazer levantar meio autocarro para te sentares quando tens lugares reservados para o efeito...
Haja limites e bom senso...
Com boas maneira, de mim, conseguem tudo, agora com a arrogância e altivez com que me falou, e dadas as circunstâncias... é que nem pensar!!!

2 comentários:

rita disse...

É preciso ter lata...
A idade é um posto, mas o respeitinho também.

Uma vez no autocarro tb assisti a uma dessas, mas eram duas "cotas" com uns 50/60 anos a discutir por um dos lugares reservados. Às tantas, no calor da discussão, diz uma: "Pois, estas gajas vêem para os autocarros com muletas só para irem sentadas" :)

Anónimo disse...

Ai Lília fizeste-me dar umas quantas gargalhadas... É que é mesmo verdade. Eu já assisti a vários episódios desses. É que são mesmo ridícul@s!

Beijinhos